Pedagogo(a) / coordenador(a) pedagógico(a) : uma identidade em construção
Visualizar/ Abrir
Data
2016Autor
Dalmolin, Soeli de Fatima dos Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : A formação do(a) pedagogo(a) do século XXI deveria ocupar uma posição de destaque no cenário educacional. O(A) pedagogo(a) é um(a) formador(a) de opinião e deve ser um(a) crítico(a) da sua própria práxis para que a educação de qualidade se efetive nas escolas. Nesta perspectiva este artigo visa realizar uma reflexão sobre a construção da identidade do(a) pedagogo(a) na sua formação e atuação nas instituições de ensino, principalmente na coordenação/gestão pedagógica. O trabalho aqui apresentado desenvolveu-se por meio de leituras, pesquisa bibliográfica e documental das principais políticas públicas da educação e de autores como Saviani, Libâneo, Masson, entre outros cientistas da educação que encontram-se extremamente preocupados com a formação e a construção da identidade profissional dos(as) pedagogos(as), futuros(as) pedagogos(as) e professores em formação na contemporaneidade.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]