Perspectivas sobre o ensino em direitos humanos na educação básica de Laranjeiras do Sul - Paraná
Resumo
Resumo : O objetivo dessa pesquisa foi levantar o conhecimento que os docentes de Laranjeiras do Sul têm sobre o tema Direitos Humanos na escola. A metodologia de pesquisa selecionada foi revisão de literatura e a aplicação de questionários a um grupo de professores de um colégio público estadual do município de Laranjeiras do Sul no oeste paranaense. Os resultados alcançados demonstram que as concepções, críticas e perspectivas sobre o tema Direitos Humanos na escola, por parte desse grupo de docentes, expressam a esperança da aplicação dos conteúdos ligados ao tema contribuir na formação do cidadão crítico, conhecedor de seus direitos e deveres e na capacidade que terão de se expressar e valorizar sua dignidade e seu poder de transformação na cultura em que vivem. Foi possível também perceber que a expectativa de movimento de superação das desigualdades sociais e da promoção da cidadania está presente em todos os discursos. Sendo os docentes atores principais na mediação do ensino, constata-se que a educação em Direitos Humanos poderá ser grande aliada na construção e efetivação da cidadania dos alunos.