Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSchmidt, Terezinhapt_BR
dc.contributor.otherMoreira, Jasmine, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-05-28T21:24:59Z
dc.date.available2021-05-28T21:24:59Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53791
dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Ma. Jasmine Moreirapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A pobreza representa uma infeliz realidade de uma grande parcela da sociedade brasileira. Diante desse fato, as principais atitudes que os governos buscam são ações planejadas para combater e tentar melhorar a situação de vida dos pobres, incluindo a educação como um dos meios mais viáveis para o enfrentamento a pobreza na busca pela ascensão econômica das famílias desfavorecidas economicamente. Buscando refletir sobre a contribuição da escola no enfrentamento a pobreza, realizou-se esta pesquisa, através de um estudo de campo desenvolvido em um Centro Municipal de Educação Infantil da Lapa-PR, visando averiguar suas ações no enfrentamento da pobreza dos seus alunos, oriundos de uma comunidade de classe baixa, localizada na periferia do município. Buscou-se referência na legislação educacional brasileira e ainda em autores que abordam sobre a temática da educação, tais como Saviani (2011) que defendem a educação como peça-chave do desenvolvimento social, e discutem sobre a importância da escola pública e a qualidade dos seus serviços, com vistas a garantir um dos principais direitos sociais dos cidadãos.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (18 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.titleA pobreza na educação infantil : um estudo de casopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples