Mostrar registro simples

dc.contributor.authorValério, Sylmara Aparecida Bontorimpt_BR
dc.contributor.otherAngrewski, Elisandrapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-17T20:24:53Z
dc.date.available2021-06-17T20:24:53Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53788
dc.descriptionOrientadora : Prof(a). Me(a). Elisandra Angrewskipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaão, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que teve como objetivo verificar se o Projeto Político Pedagógico (PPP) tem considerado os saberes e as identidades construídas a partir das vivências da pobreza e da extrema pobreza. Para tal, partiu-se da análise documental do PPP do Colégio Estadual do Campo São Jorge, do distrito de Terra Nova, no município de São Jerônimo da Serra, situado no Paraná. A pesquisa revelou um PPP bem elaborado, abrangente, com referências à pobreza, mas, com uso de outros sinônimos, sem utilizar-se da palavra "pobreza". No entanto, pode-se concluir, por meio da análise documental e da vivência da pesquisadora nesta escola, que a prática cotidiana na escola não condiz com o documento. Neste artigo foram levantados alguns fatores que podem ser os responsáveis pelo distanciamento entre a prática cotidiana e o documento orientador, destaca-se a grande rotatividade de profissionais e a ausência de profissionais residentes na comunidade.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (19 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.titleCurrículo escolar e as vivências da pobreza e da extrema pobrezapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples