dc.contributor.author | Valério, Sylmara Aparecida Bontorim | pt_BR |
dc.contributor.other | Angrewski, Elisandra | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-17T20:24:53Z | |
dc.date.available | 2021-06-17T20:24:53Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53788 | |
dc.description | Orientadora : Prof(a). Me(a). Elisandra Angrewski | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaão, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que teve como objetivo verificar se o Projeto Político Pedagógico (PPP) tem considerado os saberes e as identidades construídas a partir das vivências da pobreza e da extrema pobreza. Para tal, partiu-se da análise documental do PPP do Colégio Estadual do Campo São Jorge, do distrito de Terra Nova, no município de São Jerônimo da Serra, situado no Paraná. A pesquisa revelou um PPP bem elaborado, abrangente, com referências à pobreza, mas, com uso de outros sinônimos, sem utilizar-se da palavra "pobreza". No entanto, pode-se concluir, por meio da análise documental e da vivência da pesquisadora nesta escola, que a prática cotidiana na escola não condiz com o documento. Neste artigo foram levantados alguns fatores que podem ser os responsáveis pelo distanciamento entre a prática cotidiana e o documento orientador, destaca-se a grande rotatividade de profissionais e a ausência de profissionais residentes na comunidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (19 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Exclusão social | pt_BR |
dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.subject | Pobreza | pt_BR |
dc.title | Currículo escolar e as vivências da pobreza e da extrema pobreza | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |