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    Ensino médio noturno : reflexões sobre a evasão e a baixa frequência

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    R - E - SUELI APARECIDA DA SILVA.pdf (399.9Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Silva, Sueli Aparecida da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O artigo a seguir tem como objetivo o estudo do Ensino Médio Noturno na perspectiva da baixa frequência e evasão escolar dessa etapa da escolaridade final da educação básica e o estudo sobre os reais motivos dessa problemática no Colégio Estadual São Francisco de Assis, do município de Telêmaco Borba - Paraná. O interesse pelo tema surgiu pela necessidade de entender e estudar com maior afinco sobre o tema, para possíveis alternativas no sentido de diminuir e também refletir sobre a baixa frequência e a evasão de alunos/alunas do Ensino Médio Noturno. O tema é relevante por vários motivos, dentre eles destacam-se a possibilidade de se estudar e entender sobre os alunos, o bairro onde estão inseridos, a aprendizagem, o trabalho, os motivos da evasão e da baixa frequência de alunos e alunas. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, registra-se na perspectiva de estudo de caso. Os dados utilizados foram dos Indicadores Educacionais da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), além de documentos referentes aos alunos matriculados nos anos de 2014 e 2015 (pasta individual do aluno) do Ensino Médio Noturno, tendo como referência os autores: CURY (2002), PORTELA (2005), SOUZA (2007), PEREIRA (2016), LOPES (2016), que estudam as seguintes temática: direito à educação, ensino médio noturno, democratização e diversidade. As considerações finais nos permitiram verificar que há que se levar em consideração que o Brasil tem uma grande tarefa no combate à evasão, na garantia do efetivo direito a uma educação de qualidade, nas políticas de descentralização de verbas, no combate à pobreza, na efetivação da escola que ensina e que se aprende. É importante que a evasão e a baixa frequência sejam combatidas nos anos iniciais, que nenhuma criança seja deixada no meio do caminho, que as políticas públicas deem conta de manter todos com efetiva aprendizagem, que o trabalho infantil seja combatido, que a escola seja para todos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53786
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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