dc.contributor.author | Pimenta, Silvia Adriane Felix | pt_BR |
dc.contributor.other | Angrewski, Elisandra | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-02T19:48:40Z | |
dc.date.available | 2021-07-02T19:48:40Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53781 | |
dc.description | Orientadora : Profa. Ma. Elisandra Angrewski | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Entre os vários aspectos associados à questão da pobreza e da superação da mesma, abordados no decorrer do curso de Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social, figura o Programa Bolsa Família (PBF), que é o programa de transferência direta de renda abordado em nossa pesquisa. Desta forma, este artigo tem a finalidade de apresentar os resultados da investigação acerca dos conhecimentos dos cursistas do referido curso de especialização antes e depois de terem estudado o PBF. As estratégias, encaminhamentos, conteúdos e atividades do referido curso oportunizam caminhos e possibilidades de reflexão e de ação, problematizando a temática da pobreza e das desigualdades sociais no contexto educacional. Para tanto optou-se pelo questionário individual como instrumento de coleta de dados com 15 cursistas do polo de Londrina - Paraná. Sobre o posicionamento dos cursistas em relação ao bolsa família é possível afirmar que muitos cursistas mudaram sua concepção em relação ao programa. No decorrer deste artigo serão apresentados e analisados alguns dados que permitiram traçar a visão dos cursistas em relação ao referido programa. A partir dos dados obtidos foi possível constatar que pouco mais da metade dos cursistas são da área de Educação (53,33%), e que somente 13,3% nunca tinha trabalhado com o programa, ou seja, uma pequena parcela teve contato de forma sistemática com o programa por meio do curso de especialização. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (18 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | pt_BR |
dc.subject | Sociologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Pobreza | pt_BR |
dc.title | Programa Bolsa Família : a visão antes e depois da especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |