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    O Programa Bolsa Família e a possibilidade de redução do abandono escolar de alunos matriculados no Colégio Estadual do Campo Aurea Aparecida Lopes - Inácio Martins (2016)

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    R - E - SERGIO SENKO.pdf (239.5Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Senko, Sergio
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O Programa Bolsa Família tem demonstrado a realização bem sucedida no objetivo de diminuir a desigualdade social e combater a pobreza extrema. Nesse sentido, este artigo tem a pretensão de verificar a efetividade deste programa numa escola instalada na Zona Rural tratando-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, com levantamento de dados no Colégio Estadual do Campo Áurea Aparecida Lopes, dos alunos matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio dessa Instituição de Ensino por meio de análise documental de registros escolares e também a utilização de entrevistas semiestruturadas com pais dos alunos beneficiados. Apresentamos a introdução, fundamentação teórica com contexto do Programa Bolsa Família no município de Inácio Martins e ainda a análise dos resultados obtidos por meio da verificação de registros escolares. Em seguida a descrição da Escola e dos envolvidos na pesquisa. Para enfim, refletir sobre a contribuição do Programa Bolsa Família no combate do abandono escolar da referida Instituição de Ensino. Com este trabalho, percebeu-se que há muito a fazer para que a permanência na escola não seja apenas para o cumprimento de uma condicionalidade, mas, um motivo de aprendizagem para alunos matriculados e autonomia das famílias com o passar dos tempos e evidenciar algumas pistas que devem ser perseguidas para o aperfeiçoamento do Programa Bolsa Família. Constatou-se um avanço em relação a permanência dos estudantes na escola no ano de 2016 e ao mesmo tempo, a necessidade de esclarecer melhor os mesmos quanto as vantagens de uma aprendizagem significativa que permita uma autonomia cidadã e que torne desnecessária a participação em programas de complementação de renda.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53775
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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