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    As práticas pedagógicas, e a relação entre currículo e pobreza em uma escola municipal de Telêmaco Borba-PR

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    R - E - SANDRA MARA DOS SANTOS.pdf (261.8Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Santos, Sandra Mara dos
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O presente artigo tem como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas da disciplina de Língua Portuguesa em classes de alfabetização, e as suas contribuições para reforçar ou não as desigualdades sociais da escola Pública. Iniciaremos pela concepção de sociedade com foco na visão de Bourdieu (1975) sobre a escola e a sociedade, que traz a escola como lugar que ignora as diferenças socioculturais privilegiando em sua prática as manifestações das classes dominantes. Algumas considerações sobre o currículo segundo Miguel Arroyo (2013), não considera a questão da pobreza como relevante, e é nesta percepção que foi analisada a ótica da equipe pedagógica desta escola em especial. No decorrer deste trabalho procurou compreender como ocorre o processo de alfabetização e letramento, na perspectiva de diferentes autores, e suas contribuições a cerca desta temática, são eles Magda Soares (2004) e Emília Ferreiro, (1991). Lev Vygotsky, (1998), que nos traz reflexões sobre o desenvolvimento da criança como sujeito do processo ensino aprendizagem. A metodologia utilizada foi análise de conteúdo segundo Bardin (2009). As categorias analisadas foram organização do conteúdo, metodologia aplicada, concepção de aprendizagem e avaliação. Nas considerações finais constatamos que as atividades desenvolvidas pelo corpo docente da escola em foco são fragmentadas e descontínuas priorizando o processamento ortográfico, sem reflexão sobre o valor sonoro. Portanto, não atendem as expectativas da proposta pedagógica da rede Municipal de Educação, que tem como pressuposto teórico, a Pedagogia Histórico cultural, que assenta como direito o acesso ao que há de mais elaborado culturalmente pela humanidade.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53773
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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