• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Evasão escolar no município de Cascavel, atravessamentos e diálogos sobre pobreza e desigualdade social

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ROSIANI RODRIGUES.pdf (338.4Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Rosiani, Rodrigues
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A Evasão Escolar acontece em todos os níveis da educação brasileira, e jamais podemos deixar de levar em conta a realidade social que é produzida historicamente pelos estudantes, no todo social, político e cultural. O presente trabalho buscou levantar questões sobre pobreza e desigualdade social contidos nos discursos de evasão escolar, a partir de entrevistas realizadas com gestores e gestoras do "Programa de Prevenção e Combate à Evasão Escolar" do município de Cascavel/PR nos anos inicia. Foram ouvidos nessa pesquisa 2 (dois) gestores (a) do projeto. Os principais resultados da pesquisa apontam para a confirmação de que ainda em média, 45% da Evasão Escolar do município são causadas pelas condições socioeconômicas das famílias e os outros 55% vem a ser por outros motivos distintos como separação dos pais, viagens, trabalho, etc. Também presente na pesquisa foi o fato que o Programa de Prevenção e Combate a Evasão Escolar só conseguirá cumprir com seus objetivos se as instituições como Cemeis e escola fizerem os encaminhamentos dos casos de Evasão de forma correta, o que nem sempre ocorre, dificultando dessa forma a captura, de documentação e catalogação de dados sobre os motivos da evasão. A pesquisa também constatou que estudantes beneficiários de bolsa família e de outros programas assistenciais possuem um índice de evasão escolar menor se comparado aos demais evadidos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53771
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV