dc.contributor.author | Carneiro, Osicléia Marcolino | pt_BR |
dc.contributor.other | França, Mônica de, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-12T14:14:54Z | |
dc.date.available | 2021-08-12T14:14:54Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53760 | |
dc.description | Orientadora : Prof. Ma. Mônica de França | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo busca analisar as relações da Escola Municipal Dezidério José Correia e a Vila Humaitá, localizada no município de Arapoti - PR, contextualizando a integração da escola e comunidade, tendo em vista alguns aspectos sobre a reprodução e resistência da pobreza. Preconizou-se analisar a realidade escolar e sua comunidade altamente vulnerável, com intuito de compreender a influência no processo da reprodução e resistência a pobreza. A revisão de literatura se deu a partir do estudo em diferentes bases de pesquisa física e pela internet. Os principais autores utilizados nessa publicação foram: Paulo Freire (1980), Miguel Arroyo (2010) e Pierre Bourdieu (1999). A metodologia escolhida foi a pesquisa exploratória o estudo de caso. O método de recolha de dados foi o questionário com doze perguntas enfocando as características profissionais e educacionais dos pedagogos da escola, sua visão de seus discentes, do território e da influência que a educação possui no desenvolvimento local resultando num estudo de caso. Aplicou-se o questionário a dez pedagogos. Percebe-se que a instituição de ensino analisada está arraigada na cultura local e que se apresenta como o cerne para a organização social, no entanto, ainda são necessários programas educacionais que oportunizem maior interatividade, ações que incentivem o protagonismo das famílias no apoio ao desenvolvimento dos alunos, num processo inclusivo e construtivo. Conclui-se que a escola possui a atuação de seu corpo docente aplicado na prática pedagógica de forma de reforçar a reprodução das desigualdades a criar resistência à situação de pobreza, no entanto, são necessárias práticas que rompam com o assistencialismo e o paternalismo, maior trabalho em rede e o incentivo governamental, abrindo ainda mais a escola à sua comunidade, fomentando políticas públicas tanto no âmbito educacional, socioeconômico, cultural e ambiental. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (24 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Comunidade e escola | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | A vulnerabilidade social no contexto da comunidade e a Escola Municipal Dezidério José Correia | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |