dc.contributor.advisor | Braga, Ramon de Oliveira Bieco | pt_BR |
dc.contributor.author | Almeida, Olga Maria de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-28T11:42:27Z | |
dc.date.available | 2021-06-28T11:42:27Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53759 | |
dc.description | Orientador : Msc. Ramon de Oliveira Bieco Braga | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Salienta-se que diversas pessoas se apresentam em situação de pobreza ou de extrema pobreza, contemplando uma parcela da população que sofre com as desigualdades sociais. Diante o exposto, foi criado o Programa Bolsa Família que objetiva mudar a realidade social dessa população e possibilita caminhos alternativos para a melhoria de vida da mesma. Assim sendo, esse programa, que consiste em uma transferência de renda do governo federal para os beneficiários, vem de encontro com a necessidade de muitos cidadãos. Portanto, é de suma importância a compreensão dessa realidade visto que, a observação cotidiana dos diálogos entre os docentes da Escola Municipal 31 de Março, em Telêmaco Borba/PR, é que despertou a necessidade de se analisar o que pensam os docentes sobre o Programa Bolsa Família. A pesquisa teve como objetivo compreender como os professores concebem o Programa Bolsa Família, tendo em vista que os mesmos são constituídos em um grupo de vinte e três pessoas e cada qual tem uma singular percepção. Com base na aplicação de um questionário semiestruturado, buscou-se quantificar de forma dedutiva as respostas. Concluiu-se que os docentes entrevistados possuem preconceitos quanto à eficiência do Programa e assinala-se que os mesmos necessitam de formação continuada para que possam reconhecer e identificar o verdadeiro papel do Programa Bolsa Família, isto é, como foi criado dando ênfase na aquisição de conhecimento para esclarecer se o aluno tem direito a esse programa e como o mesmo não pode usá-lo da maneira que lhe convêm, ou seja, só porque ele foi classificado como pobre não tem o direito de adquirir produtos de sua necessidade. Nesse contexto, sugere-se que futuramente, a formação continuada se realize por meio de um Grupo de Estudos, realizado bimestralmente na instituição de ensino, ministrada por pessoas que conhecem o Programa. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (16 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | pt_BR |
dc.subject | Escolas publicas | pt_BR |
dc.subject | Pobreza | pt_BR |
dc.title | O Programa Bolsa Família e a compreensão dos docentes da Escola Municipal 31 de Março em Telêmaco Borba/PR | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |