dc.contributor.author | Mathias, Samara Cosme de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.other | Gonçalves, Camila Siqueira Gouvêa Acosta | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-06T17:40:43Z | |
dc.date.available | 2020-01-06T17:40:43Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53738 | |
dc.description | Orientadora : Camila Siqueira Gouvêa Acosta Gonçalves | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O Conselho Escolar é um colegiado fundamental na legitimação da gestão democrática da escola pública brasileira. Sua função é o de deliberar sobre as dimensões pedagógicas, administrativas e financeiras da escola, com vistas ao processo educativo democrático no âmbito social. Esse estudo visa compreender qual o papel do coordenador pedagógico como articulador da compreensão do Conselho Escolar sobre a sua ação na gestão democrática frente ao cumprimento do direito à educação defendido como garantia do sucesso escolar, como um dos direitos sociais de cidadania. | pt_BR |
dc.format.extent | 25 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Conselhos de educação | pt_BR |
dc.title | O sucesso escolar como direito à educação : estudo exploratório da intervenção pedagógica junto ao conselho escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |