dc.contributor.author | Poltronieri, Lilian Kelly | pt_BR |
dc.contributor.other | Ferreira, Denize Cristina Kaminski | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-28T18:04:58Z | |
dc.date.available | 2021-05-28T18:04:58Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53715 | |
dc.description | Orientadora : Profa. Me. Denize Kaminski Ferreira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A presente pesquisa tem como tema o trabalho intersetorial desenvolvido no município de Telêmaco Borba-PR pela Comissão Municipal do Plano de Ação e Metas do Programa Bolsa Família (PBF) no período de 2008 a 2014, o qual teve como finalidade evidenciar o trabalho da citada Comissão referente à atuação intersetorial no atendimento de famílias beneficiárias do PBF, visando combater as causas de baixa frequência escolar. A escolha metodológica para a investigação foi a pesquisa documental e para isto analisou-se documentos emitidos pela citada Comissão registrados em livro ata e relatórios emitidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, a fim de verificar os resultados do trabalho desenvolvido. A pesquisa foi dividida em três momentos: o primeiro referese a informações e avanços obtidos pelo PBF a nível nacional, para esta investigação foi construído um referencial teórico, com base nos estudos publicados pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada; num segundo momento foram apresentadas as condicionalidades do PBF na área da Educação, Saúde e Assistência Social, sendo na área da educação a frequência de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos (75 a 85%), na área da Saúde o acompanhamento é voltado a gestantes, nutrizes e crianças até 5 anos e na área da Assistência Social é voltado a atualização cadastral das famílias; por fim, no terceiro momento foi contextualizada a situação da intersetorialidade, no qual foram apresentados os aspectos referentes à implantação da referida Comissão no Município de Telêmaco Borba-PR e os trabalhos realizados, destacando como se deu a elaboração do fluxograma de combate à baixa frequência pela Comissão em parceria com as escolas municipais, o qual teve como objetivo a confecção de um instrumento comum para utilização de todas as escolas; outros trabalhos realizados pela Comissão destacados foram as capacitações oferecidas a diretores, coordenadores e secretários referente ao PBF e o encontro realizado com pais de alunos que apresentaram baixa frequência escolar, feito em parceria com o Ministério Público, a fim de conscientizá-los da importância da frequência à escola. A pesquisa conclui demonstrando os avanços obtidos no município relacionados ao Índice de Gestão Descentralizada, ao aumento de crianças e adolescentes que cumpriram com a condicionalidade da educação, à diminuição do número de famílias com repercussão da condicionalidade e diminuição no número de não localizados, o que evidencia a relevância da prática intersetorial no atendimento das famílias beneficiárias do PBF. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (25 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Programas de sustentação de renda - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Frequência escolar | pt_BR |
dc.subject | Pobreza | pt_BR |
dc.title | A intersetorialidade no Programa Bolsa Família : experiências da Comissão Municipal do Plano de Ação e Metas junto às escolas da rede municipal de ensino do município de Telêmaco Borba-PR | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |