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dc.contributor.authorBegnine, Leonildapt_BR
dc.contributor.otherSilva, Maysa Ferreirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-18T15:06:30Z
dc.date.available2021-06-18T15:06:30Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53712
dc.descriptionOrientadora : Maysa Ferreira da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo tem como tema as políticas públicas de Assistência Social desenvolvida no equipamento CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), e tem como finalidade verificar os impactos das ações socioeducativas desenvolvidas no SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), dentro do espaço educativo da rede regular municipal de ensino, considerando que o referido Serviço tem como prioridade o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários das crianças e adolescentes participantes, principalmente dos que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social, contribuindo para a descoberta de habilidades e potencialidades desses sujeitos, reforçando os princípios da socialização, o exercício e promoção da cidadania. Como método, foi utilizada pesquisa bibliográfica e também pesquisa de campo de caráter qualitativo. Utilizou se como instrumento, a aplicação de questionário sendo contemplados questionamentos se os envolvidos são conhecedores de listagem de alunos participantes no SCFV, bem como se é realizado acompanhamento ou avalição, com relação à aprendizagem destes. Ainda questões para verificar quanto aos possíveis impactos ou avanços significativos ocorridos no processo de ensino aprendizagem dos alunos inseridos, sendo este com respostas objetivas e considerando a ordem de prioridade realizada com a Equipe Pedagógica da Escola Municipal. Responderam integralmente ao questionário um total de oito envolvidos os quais compõem o quadro pedagógico da Escola, entre eles: pedagogos, coordenadores, psicóloga, diretora e professores representantes do Conselho Escolar. Foi possível identificar através do contato com os entrevistados, de maneira unânime, que a participação de seus alunos nos projetos oferecidos em contra turno escolar pelo SCFV vem apresentando resultados bastante positivos dentro do contexto escolar.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (27 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação pelo movimentopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectComunidade e escolapt_BR
dc.titleCidadania, educação e qualidade de vida : impactos das ações da política de assistência social em boa esperança do Iguaçu/PRpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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