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    O impacto das políticas públicas na vida das crianças e adolescentes do Colégio Estadual do Campo Cerrado das Cinzas, beneficiários dos Programas Bolsa Família e Mais Educação

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    R - E - JUNIOR CESAR DE ANHAIA.pdf (443.7Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Anhaia, Junior Cesar de
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O presente artigo tem o objetivo de identificar e analisar o impacto das políticas públicas na vida de crianças e adolescentes do Colégio Estadual do Campo Cerrado das Cinzas, beneficiários dos Programas "Bolsa Família" e "Mais Educação", de maneira a identificar a melhoria na qualidade de vida desses sujeitos, como também as ações oportunizadas pela instituição educativa, diante dos desafios de atender uma comunidade escolar empobrecida na qual uma grande parcela dos sujeitos frequenta a escola em período integral. Nessa acepção, foi utilizado a pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, como também as análises bibliográficas, documentais, de observações e de entrevistas, de modo a fazer um diálogo entre os dados coletados e os conhecimentos produzidos por outros autores, sobre a temática, favorecendo a construção de novas reflexões sobre o assunto. Assim, por meio da inserção em aspectos inerentes à temática, como a Educação Integral, os Programas Bolsa Família e Mais Educação, as práticas pedagógicas utilizadas por profissionais atuantes no Colégio Estadual do Campo Cerrado das Cinzas, o rendimento escolar e o contexto no qual os sujeitos estão inseridos, percebeu-se que ainda há uma grande distância entre o que é prescrito e esperado pelas políticas públicas e o que acontece de fato na vida desses estudantes, na medida em que a pobreza e as desigualdades sociais podem ser determinantes em suas vidas. Deste modo, evidencia-se que os Programas Bolsa Família e Mais Educação possibilitam a melhoria da qualidade de vida dos seus beneficiários, mas também necessitam de parcerias com outros órgãos, na medida em que há muitas falhas e precariedades estruturais nas instituições, prejudicando os resultados dos programas. Assim, em muitos casos, estes benefícios se apresentam com uma função prioritariamente assistencialista, não se caracterizando totalmente como um meio de melhorar a qualidade da Educação e da vida dos estudantes, pois representam um tríplice problema: educandos que fogem da educação familiar e cobram da família o fato de receber uma bolsa para estudar; famílias que somente enviam os filhos para a escola, mas os negligenciam; instituição escolar que não possui recursos físicos e humanos que possibilitem a realização de projetos que sejam instrumentos de transformação social e efetivem a diminuição da pobreza e das desigualdades sociais.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53707
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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