dc.contributor.advisor | Lima, Humberto Rodrigues de | pt_BR |
dc.contributor.author | Bessa, Rosiana | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-25T19:13:04Z | |
dc.date.available | 2019-11-25T19:13:04Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53699 | |
dc.description | Orientador : Humberto Lima | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O objetivo principal deste estudo é compreender melhor o que o professor alfabetizador pensa sobre a aprendizagem da leitura e escrita e como acontece o processo de alfabetização na criança. Procurou-se verificar se o professor acredita em prontidão para a alfabetização, se avalia e classifica seus alunos e como faz. Foi também objetivo deste estudo verificar como as crianças mantêm contato com a leitura e escrita antes de entrarem na escola. O trabalho foi desenvolvido através de pesquisa, coleta e análise dos dados. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Escrita | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | Alfabetização : prontidão ou processo? | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |