dc.description.abstract | Resumo : Este artigo relata um estudo qualitativo realizado numa escola de Educação Básica na modalidade Educação Especial (APAE) no município de Ortigueira-PR, que atende alunos que possuem deficiências, síndromes ou transtornos e que não estão inseridos na rede regular de ensino, neste tipo de instituição existem equipes multidisciplinares, compostas por profissionais de diferentes áreas, objetivando propiciar uma melhor qualidade de vida ao educando, e por vezes, às suas famílias. O objetivo deste estudo é evidenciar as contribuições e a importância da atuação dos profissionais das áreas sociais das equipes multidisciplinares junto aos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família da referida escola. Com base em laudos e relatórios produzidos pelos profissionais das áreas sociais da equipe multidisciplinar da instituição pesquisada, foram analisados quais os atendimentos realizados, sendo apontada a condição socioeconômico, familiar e escolar em que o aluno se insere, a fim de traçar o perfil de cada educando beneficiário, constatou-se que a somatória de conhecimento dos profissionais que compõe a referida equipe é fundamental para o aluno e suas famílias, uma vez que a atuação destes profissionais contribui significativamente com a melhoria e aperfeiçoamento do processo educativo, como se constata, por exemplo, no caso da aluna B que por meio da intervenção da assistente social conseguiu obter passe livre no transporte público, facilitando sua ida sem custos aos profissionais da saúde necessários, o que constituiu-se como uma conquista para uma família com poder aquisitivo muito baixo, ou quando o aluno E passou a ter maior assiduidade escolar após um trabalho de conscientização da família realizado pela equipe multidisciplinar, ou ainda frente à socialização e aos avanços na aprendizagem da aluna G, enfim esses são exemplos de como uma equipe multidisciplinar trabalhando em conjunto pode ajudar a resolver questões básicas do cotidiano escolar. Atualmente nas escolas da rede de ensino pública regulares encontramos apenas a figura do pedagogo para atender as necessidades do corpo discente, e com frequência, mesmo sem formação específica o pedagogo acaba resolvendo todas as demandas sociais que surgem no contexto escolar, nesse sentido, a presença de uma equipe multidisciplinar composta também por psicólogos e assistentes sociais permitiria que os pedagogos pudessem se dedicar efetivamente ao atendimento pedagógico. Partindo deste princípio defende-se a relevância das escolas regulares da rede pública de ensino, num futuro não muito distante, inserirem em seu quadro de profissionais uma equipe multidisciplinar, ou seja, que além de pedagogos, as escolas também venham a possuir psicólogos e assistentes sociais, esses profissionais seriam agentes transformadores dentro do âmbito escolar, sobretudo, junto aos beneficiários do Programa Bolsa Família, que frequentemente têm seus direitos negligenciados pelo fato de serem pobres e que muitas vezes vivem no esquecimento da sociedade. | pt_BR |