O olhar da mídia digital sobre o Programa Social Bolsa Família
Resumo
Resumo : Este artigo apresenta um estudo sobre a veiculação das informações pela mídia digital Folha de São Paulo sobre o Programa Bolsa Família antes e depois do Impeachment da Presidente Dilma Rousseff, levando-se em conta a situação atual do país, que possuía no poder um Governo de Esquerda diferente do Governo atual, que possui uma visão de direita. Esta pesquisa foi realizada a partir das informações veiculadas pela mídia digital do Jornal Folha de São Paulo, por este ser o veículo de comunicação digital de maior circulação nacional. Para a realização deste trabalho utilizou-se da Pesquisa Bibliográfica visando compreender de maneira mais efetiva o Programa Bolsa Família e os contrastes ideológicos entre os pensamentos da Esquerda e Direita e Pesquisa Documental, com a análise das notícias do Jornal. Foi escolhido o primeiro mês de mandato de Dilma Rousseff, janeiro de 2011 - primeiro mandato da Dilma, e o primeiro mês de mandato de Michel Temer, setembro de 2016, para verificar como a mídia evidenciou esse programa nesses dois momentos. Para o tratamento dos dados utilizou-se da Análise de Conteúdo com a finalidade de responder aos questionamentos levantados inicialmente. Com este estudo constatou-se a disparidade deste veículo de comunicação ao tratar as notícias sobre o programa Bolsa Família. Primeiramente através da quantidade de notícias de cada período, constatou-se um número superior de reportagens no mandato de Dilma Rousseff em comparação ao de Michel Temer. Na análise dos excertos verificou-se importância desigual dada ao programa nestes dois momentos, confirmada através dos títulos das reportagens e do enfoque dado aos textos.