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dc.contributor.authorLima, Rosane Araujo da Rosapt_BR
dc.contributor.otherGonçalves, Camila Siqueira Gouvêa Acostapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-19T14:12:53Z
dc.date.available2019-12-19T14:12:53Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53688
dc.descriptionOrientadora : Ms Camila Siqueira Gouvêa A Costa Gonçalvespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo tem como objeto de estudo, a violência no âmbito escolar, abordando conceitos, fatores causadores de violência, e as formas que se apresentam na escola. O objetivo da pesquisa é analisar na literatura o papel do pedagogo no combate à violência na escola. O estudo justifica-se por constatar a violência que atualmente ocorre nas escolas sendo motivo de discussões entre os educadores e pesquisadores da temática. Entre os pesquisadores selecionados para conceituar e definir violência no meio escolar buscou-se: (CHARLOT 2002), ABRAMOVAY (2003 e 2005) junto com outros autores que contribuíram com pesquisas da UNESCO, DEBARBIEUX E BLAYA (2002), GONÇALVES (2010). Para a compreensão do papel e ação pedagógica na intervenção e combate à violência, pesquisou-se FREIRE (1996), PRIOTTO e BONETTI (2008), e LIBÂNEO (2001) a legislação se deu pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional-LDB 9394/96. A metodologia realizou-se através do levantamento bibliográfico que propiciou o debate teórico com pesquisa em livros, no Google acadêmico, Scielo e Ambiente virtual de aprendizagem-AVA. A pesquisa propiciou um melhor entendimento da atuação do coordenador pedagógico no combate à violência, a formação e reciclagem dos profissionais, a abertura da escola para a promoção de projetos que incentivem a cultura e o esporte, a aceitação em considerar o educando como protagonista do conhecimento e diálogo.pt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectViolencia escolarpt_BR
dc.subjectOrientadores educacionaispt_BR
dc.titleO papel do coordenador pedagógico e o combate à violência na escolapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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