dc.contributor.author | Lima, Rosane Araujo da Rosa | pt_BR |
dc.contributor.other | Gonçalves, Camila Siqueira Gouvêa Acosta | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-19T14:12:53Z | |
dc.date.available | 2019-12-19T14:12:53Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53688 | |
dc.description | Orientadora : Ms Camila Siqueira Gouvêa A Costa Gonçalves | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo tem como objeto de estudo, a violência no âmbito escolar,
abordando conceitos, fatores causadores de violência, e as formas que se
apresentam na escola. O objetivo da pesquisa é analisar na literatura o papel
do pedagogo no combate à violência na escola. O estudo justifica-se por
constatar a violência que atualmente ocorre nas escolas sendo motivo de
discussões entre os educadores e pesquisadores da temática. Entre os
pesquisadores selecionados para conceituar e definir violência no meio escolar
buscou-se: (CHARLOT 2002), ABRAMOVAY (2003 e 2005) junto com outros
autores que contribuíram com pesquisas da UNESCO, DEBARBIEUX E
BLAYA (2002), GONÇALVES (2010). Para a compreensão do papel e ação
pedagógica na intervenção e combate à violência, pesquisou-se FREIRE
(1996), PRIOTTO e BONETTI (2008), e LIBÂNEO (2001) a legislação se deu
pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional-LDB 9394/96. A
metodologia realizou-se através do levantamento bibliográfico que propiciou o
debate teórico com pesquisa em livros, no Google acadêmico, Scielo e
Ambiente virtual de aprendizagem-AVA. A pesquisa propiciou um melhor
entendimento da atuação do coordenador pedagógico no combate à violência,
a formação e reciclagem dos profissionais, a abertura da escola para a
promoção de projetos que incentivem a cultura e o esporte, a aceitação em
considerar o educando como protagonista do conhecimento e diálogo. | pt_BR |
dc.format.extent | 21 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Violencia escolar | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.title | O papel do coordenador pedagógico e o combate à violência na escola | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |