• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O papel do coordenador pedagógico e o combate à violência na escola

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ROSANE ARAUJO DA ROSA LIMA.pdf (423.5Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Lima, Rosane Araujo da Rosa
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente artigo tem como objeto de estudo, a violência no âmbito escolar, abordando conceitos, fatores causadores de violência, e as formas que se apresentam na escola. O objetivo da pesquisa é analisar na literatura o papel do pedagogo no combate à violência na escola. O estudo justifica-se por constatar a violência que atualmente ocorre nas escolas sendo motivo de discussões entre os educadores e pesquisadores da temática. Entre os pesquisadores selecionados para conceituar e definir violência no meio escolar buscou-se: (CHARLOT 2002), ABRAMOVAY (2003 e 2005) junto com outros autores que contribuíram com pesquisas da UNESCO, DEBARBIEUX E BLAYA (2002), GONÇALVES (2010). Para a compreensão do papel e ação pedagógica na intervenção e combate à violência, pesquisou-se FREIRE (1996), PRIOTTO e BONETTI (2008), e LIBÂNEO (2001) a legislação se deu pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional-LDB 9394/96. A metodologia realizou-se através do levantamento bibliográfico que propiciou o debate teórico com pesquisa em livros, no Google acadêmico, Scielo e Ambiente virtual de aprendizagem-AVA. A pesquisa propiciou um melhor entendimento da atuação do coordenador pedagógico no combate à violência, a formação e reciclagem dos profissionais, a abertura da escola para a promoção de projetos que incentivem a cultura e o esporte, a aceitação em considerar o educando como protagonista do conhecimento e diálogo.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53688
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV