• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    As vivências sociais e familiares dos discentes da Escola Municipal de Campo Olavo Bilac, em Sapopema/PR, que residem no Conjunto Renascer

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - HELIDA FATIMA SANTIN.pdf (423.1Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Santin, Helida Fatima
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este artigo aborda as vivências sociais e familiares de crianças residentes no Conjunto Renascer, em Sapopema/PR e suas influências no desempenho e comportamento escolar na Escola Municipal do Campo Olavo Bilac. Escolheu-se o Conjunto Renascer por este ser considerado o bairro com maior índice de evasão, abandono, mau comportamento e desempenho escolar, sendo também um dos bairros mais pobres do município. Para coleta de informações realizou-se pesquisa qualitativa, utilizando-se método indutivo, onde fez-se um recorte selecionando 7 alunos que mais apresentaram queixas pela escola. Foram aplicados questionários com perguntas semi-estruturadas aos referidos alunos e seus responsáveis. Constatou-se que nenhum membro das famílias entrevistadas passou do 6º ano do ensino fundamental, sendo que identificou-se adolescentes em idade escolar fora da escola, formando um ciclo intergeracional de difícil rompimento. Todos os entrevistados relataram já ter presenciado ou sofrido situações de violência na família e/ou no bairro como brigas, agressões físicas e/ou verbais, roubos, furtos, uso abusivo de álcool e uso de drogas ilícitas. Com a pesquisa, constatou-se a necessidade de ações conjuntas entre família, escola, comunidade e rede de proteção social a fim de trabalhar as realidades vividas por essas crianças, combatendo situações de violência e realizando ações de prevenção e orientação com as famílias e com a comunidade, buscando melhorar a qualidade de vida ddo público atendido.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53687
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV