• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação infantil : percepções da adequação da Lei 12.796/13 e as relações estabelecidas do Programa Bolsa Família no município de Florestópolis

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - GLEICICLER SIQUEIRA GONCALVES.pdf (335.9Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Gonçalves, Gleicicler Siqueira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente artigo tem por finalidade demonstrar a partir desta obrigatoriedade da Lei Federal 12.796/13, como o Município de Florestópolis vem se adequando a esta norma. Apresenta uma análise dos desafios da implementação da obrigatoriedade escolar, na Educação Infantil, para crianças a partir de quatro anos de idade, investigando a situação atual das creches e pré-escolas, relacionadas ao trabalho pedagógico/administrativo e a relevância da frequência escolar para as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Os procedimentos metodológicos desse estudo são: a revisão bibliográfica, a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada, aplicada às diretoras dos CMEIS. Os autores que fundamentaram a minha pesquisa são Kramer (2006), Benevides (2012), Collares (1996), Pontes (1963), Mendonça (2014), Perrenoud (2001) entre outros. Os sujeitos da pesquisa são as diretoras dos cinco (05) CMEIS, totalizando todos os CMEIS existentes no município. Após as entrevistas com as diretoras foi possível concluir que a equipe de gestão dos CMEIS não atribui o Programa Bolsa Família destaque frente a outros programas institucionais que desenvolvem simultaneamente. Em suas narrativas expressaram que não é realizado nenhum trabalho educativo com as famílias beneficiárias nesse segmento de escolarização. Enfim o trabalho por tanto se resume em obrigatoriedade e o controle da presença das crianças na instituição, necessitando de profissionais aptos a atender a necessidade das mesmas sem levar em consideração suas características.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53684
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV