• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A contribuição do Programa Nacional de Assistência Estudantil no combate à evasão escolar no Instituto Federal do Paraná - Campus Telêmaco Borba

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - FERNANDA DOS SANTOS KRECZKIUSKI.pdf (397.2Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Kreczkiuski, Fernanda dos Santos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A evasão escolar ainda é considerada um fenômeno difícil de ser identificado e combatido. Sabe-se que há muitos motivos que podem levar os estudantes a não permanecerem nas instituições de ensino e poucas são as políticas públicas efetivas no combate à evasão escolar no Brasil, assim como há escassez de pesquisas sobre esse tema. Diante disso, este artigo possui como escopo principal: analisar a contribuição do Programa Nacional de Assistência Estudantil no combate à evasão escolar no Instituto Federal do Paraná - Campus Telêmaco Borba. Para isso, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental a fim de obter conhecimento sobre a temática. Foram utilizados como referência, as publicações de Melo (1987), Neves (2007), Lüscher e Dore (2011), Araújo e Santos (2012), entre outros, que permitiram compreender que a evasão escolar pode ocorre por diversos fatores, sendo eles: individuais, familiares ou internos à instituição. Na educação profissional, a não permanência pode ocorrer também pela falta de orientação aos discentes a respeito da escolha profissional. Destaca-se ainda a necessidade de as instituições de ensino identificar precocemente situações com risco de evasão e proporem ações de prevenção. A metodologia é a qualitativa. Foram levantadas as evasões ocorridas na instituição desde o ano de 2012 até 2015. O ano analisado foi de 2015 por conter maior número absoluto de evadidos. A análise foi realizada em 29 questionários, respondidos pelos estudantes, a fim de identificar os motivos que os levaram a não permanecerem na instituição. Os dados dos questionários foram cruzados com os dados referentes aos programas da Assistência Estudantil ofertados no IFPR - Campus Telêmaco Borba. Como resultados principais, destaca-se que o ano de 2015 foi o que mais ocorreram situações de evasão, sendo a transferência externa o mais presente. Dentre os motivos, o que mais se apresentou foi a falta de identificação com o curso escolhido. Por fim, foi possível identificar que a taxa de evasão é maior entre os estudantes que não são contemplados com nenhuma bolsa e/ou auxílio, o que leva a concluir que o Programa Nacional de Assistência Estudantil contribui para a permanência escolar dos estudantes.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53675
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV