• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O currículo e as politicas públicas sociais e seus impactos na vida de crianças e adolescente beneficiários do Bolsa Família

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ELZA BARBOZA DOS SANTOS.pdf (1.079Mb)
    Data
    2016
    Autor
    Santos, Elza Barboza dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A questão central desta pesquisa é analisar a partir de dados quantitativos e qualitativos, se a frequência escolar ligada à condicionalidade posta pelo programa Bolsa Família às crianças e adolescentes beneficiários, pode ou não garantir sua permanência e, consequentemente, sua aprendizagem escolar. Com isso, é necessária uma breve análise das Leis que versam sobre o direito a educação, como também a Lei 10.836/04, que versa sobre a transferência de renda pelo denominado Programa Bolsa Família. Nesse sentido, serão elencadas as condicionalidades postas pelo programa, atendo à condicionalidade ligada à educação, para a partir desta análise, indicar aspectos que contribuem ou não com a inserção e permanência desses alunos, assim como, sua aprendizagem. Para isso, também é importante uma discussão acerca do currículo escolar, contrapondo com como o tema pobreza está posto no currículo e no ambiente escolar, e de que maneira a comunidade docente e discente se relaciona com o tema pobreza.
     
    Abstract : The central question of this research is to analyze from the quantitative and qualitative data, if the school attendance linked to the conditionality put by the Bolsa Família program to the beneficiary children and adolescents, may or may not guarantee its permanence and, consequently, its school learning. With this, a brief analysis of the Laws on the right to education is required, as well as Law 10.836 / 04, which deals with the transfer of income through the so-called Bolsa Família Program. In this sense, we will list the conditionalities set by the program, if we take into account the conditionality linked to education, to start from this analysis, indicate aspects that contribute or not to the insertion and permanence of these students, as well as their learning. For this, a discussion about the school curriculum is also important, as opposed to the poverty issue in the curriculum and the school environment, and in what way the teaching and learning community is related to the issue of povert.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53670
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV