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dc.contributor.authorBorges, Crislaine Aparecidapt_BR
dc.contributor.otherFrança, Mônica de, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-08-12T14:49:01Z
dc.date.available2021-08-12T14:49:01Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53655
dc.descriptionOrientadora : Prof(a). Ma. Monica de Françapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo tem por objetivo geral analisar o olhar da equipe pedagógica da Escola Municipal São Silvestre, acerca da temática Programa Bolsa Família, bem como a concepção de pobreza e do contexto empobrecido no qual seus alunos estão inseridos. A escola em questão contempla um percentual de quase 50% dos seus alunos beneficiários do Programa Bolsa Família, e está localizada em território de grande vulnerabilidade e risco social. Nesse artigo utilizamos Arroyo (2013) para melhor compreensão da temática pobreza, sendo realizado ainda um breve histórico do desenvolvimento de políticas sociais no Brasil, bem como a trajetória do Programa Bolsa Família. Portanto, para obtermos a coleta de dados, fizemos uso da pesquisa qualitativa junto a 6 pessoas, através de questionário contendo questões abertas e fechadas, que foram analisadas a partir da reflexão acerca da representação social. Para a definição do termo Representação Social nos valemos das contribuições da concepção da psicologia social de Moscovici (1978,2003), e ainda o conceito de Lefèbvre (1980). Os dados foram categorizados em três categorias a) Concepção acerca de pobreza; b) Existência e compreensão da vulnerabilidade social no Bairro São Silvestre; c) Compreensão sobre o Programa Bolsa Família. Os principais resultados alcançados na pesquisa, à medida que analisamos a representação social das professoras pesquisadas sobre a pobreza, a vulnerabilidade social em relação ao contexto no qual seus alunos estão inseridos, bem como, concernente ao Programa Bolsa Família: A equipe pedagógica identifica a pobreza como limitação ou insuficiência de renda para os mínimos necessários a subsistência, sendo que a maioria das professoras observam haver alguns de seus alunos em situação de pobreza, afirmam que a vulnerabilidade do local se caracteriza pela falta de acesso a bens de serviços de qualidade. Ainda que haja compreensão das professoras acerca do que se trata "vulnerabilidade social", observa-se o posicionamento de culpabilização das famílias por sua atual situação de pobreza. Apresentam a concepção de que o Programa Bolsa Família favorece o sossego dos beneficiários, qual não buscam por outras fontes de renda. A pesquisa apresentou informações importantes e subsídios para futuras intervenções.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (18 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProgramas de sustentaçao de rendapt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.titleAnálise do olhar da equipe pedagógica da Escola Municipal São Silvestre, acerca da temática Programa Bolsa Família e do contexto empobrecido no qual seus alunos estão inseridospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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