• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A temática pobreza no currículo escolar na perspectiva dos professores da educação infantil em uma escola pública de Campo Mourão

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - CLOTILDE WENCEL.pdf (213.9Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Wencel, Clotilde
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este artigo analisa a inserção da temática pobreza nos currículos escolares na perspectiva de professores que atuam na Educação Infantil de uma escola pública localizada na região oeste do munícipio de Campo Mourão, Paraná. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, que busca a partir da análise dos diálogos e das observações realizadas em contexto de Educação Infantil, compreender como os sujeitos desse estudo, estruturam suas práticas pedagógica com relação a dimensão da pobreza. Os resultados sinalizam a grande dificuldade dos docentes para definirem o que de fato é a pobreza, limitando-se a conceituar a pobreza como carência financeira, das quais os próprios alunos são responsáveis por suas condições. Apontam, também, que esses professores expressaram apreensão com relação ao trabalho com a temática, afirmam que preferem "seguir à risca" o que está determinado nos currículos, para que alcancem êxito e evitar fracassos nos anos seguintes, em relação a aprendizagem. Diante do exposto, faz-se necessário que a temática pobreza seja inserida no currículo escolar para que possibilite o reconhecimento das diferentes vivências e experiências dos sujeitos envolvidos no processo de educação: educando e educador. É indispensável também que haja reflexões em torno da formação do educador para que trabalhe com as diversidades dentro de sua sala de aula.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53654
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV