dc.contributor.author | Teixeira, Andressa Machado | pt_BR |
dc.contributor.other | Falavinha, Karina, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-09T22:19:47Z | |
dc.date.available | 2021-08-09T22:19:47Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53638 | |
dc.description | Orientadora : Prof. Ms. Karina Falavinha | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho analisa as considerações produzidas sobre a pobreza pelas crianças do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Curitiba por meio de proposta de observação participante e interação com um grupo de seis crianças. Essa interação se deu pelo uso da música de Noel Rosa, "O orvalho vem caindo", como ferramenta pedagógica, por roda de conversa e atividade de interpretação com 10 questões elaboradas para apreender as considerações das crianças sobre as condições de vida do personagem incitado pela música, o andarilho. Para a análise teórica, o apoio se deu pelas contribuições da sociologia da infância com Sarmento e Pinto (1997), Sarmento (2002) e nas questões de pobreza com Estenssoro (2003) e Arroyo (2004); e para as definições da experiência com Larrosa (2002). Exploramos a questão da pobreza como experiência e o paradoxo atual dos direitos humanos, que nega às pessoas o acesso aos direitos humanos universais e também o direito a vender sua força de trabalho, fazendo com que permaneçam excluídas do mundo do trabalho, perpetuando o ciclo de produção da pobreza. O caráter multidimensional da pobreza engloba este paradoxo e também a gama de estereótipos que acompanham sujeitos pobres pela maneira como é visto e tratado pela sociedade. As considerações das crianças revelam a sua percepção dos estereótipos da pobreza, atribuindo à figura de um andarilho qualidades como "feiura", "chatice", "alcoolista", "ser passado para trás", "ter sido expulso de casa". As crianças consideram que tanto a morte tanto quanto tomar o lugar do opressor pode ser um alívio para os pobres. Muita sorte seria para o mendigo tornar-se policial ou morrer, por exemplo. O andarilho é visto por elas como alguém que não frequentou a escola porque é pobre e não tinha dinheiro, trazendo à tona a relação entre pobreza e exclusão social diretamente ligadas ao direito à educação não exercido. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 aquivo (25 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Pobreza | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Considerações sobre a pobreza pelas vozes das crianças da escola pública | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |