Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSlobodzian, Andréia de Fátimapt_BR
dc.contributor.otherMantagute, Elisangela Iargas Iuzviakpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-08T13:35:39Z
dc.date.available2021-06-08T13:35:39Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53636
dc.descriptionOrientadora : Profª. Ms. Elisângela Iargas Iuzviak Mantagutept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O trabalho que ora se apresenta se propõe a investigar sobre a crença de que as crianças dos meios populares demoram a se alfabetizar ou até mesmo não se alfabetizam em função da precariedade no acesso a materiais escritos e até mesmo com a falta da presença da leitura e da escrita nos ambientes domésticos das crianças de turmas de 1º ano do Ensino Fundamental. Como metodologia de trabalho foi utilizado instrumento de coleta de dados quantitativos e pesquisa bibliográfica. Foram coletados dados de duas turmas de primeiros anos de uma escola pública de periferia da cidade de Guarapuava, no estado do Paraná. Esses dados coletados, ao contrário da crença inicialmente apresentada, nos levam a afirmar que as crianças conseguem entender o processo de alfabetização e letramento, decodificando e codificando a escrita, mesmo sem muito incentivo e ambiente domiciliar rico para essas atividades em casa. Nesse sentido e para essas crianças a escola tem papel fundamental para o processo de alfabetização e letramento pelo qual as crianças são expostas neste período de anos iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (12 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento em escolas públicas : o importante papel da instituição educativapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples