dc.contributor.advisor | Silva, Cesar Augusto Cruz da, 1988- | pt_BR |
dc.contributor.author | Simion, André | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-12T11:35:22Z | |
dc.date.available | 2021-08-12T11:35:22Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53631 | |
dc.description | Orientador : Prof. Me. Cesar Augusto Cruz da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo procurou fazer um resgate da história da construção e desenvolvimento da Escola Itinerante Zumbi dos Palmares que fica localizada na cidade de Cascavel-PR. Buscou compreender o significado que os sujeitos da escola e do próprio movimento dão ao processo de transição da escola itinerante que os seguia nos acampamentos para escola fixa dentro do assentamento que o movimento conquistou no decorrer dos anos de lutas. Considerando que o MST não luta apenas por terra e sim por uma variedade de direitos constitucionais que se entrelaçam e que são negados historicamente na sociedade brasileira é que foram sendo formuladas questões para essa pesquisa. A metodologia usada foi à revisão de dissertações e teses acadêmicas que abordam o fenômeno MST e o conceito de Escola Itinerante, também foi feita analise do Projeto Político Pedagógico da escola. Quanto à ida para o trabalho de campo optou-se pela pesquisa qualitativa, onde foram gravadas entrevistas com questões abertas aos educadores da escola, com alguns estudantes, com lideranças do movimento e com algumas famílias que receberam um lote no assentamento. Os relatos dos sujeitos das entrevistas retratam a complexidade e a coragem que tem nas lutas diárias pela superação da pobreza e desigualdade social, mostram que: o MST ao pleitear suas demandas na sociedade não faz apenas por terra para os excluídos do campo. O MST em seus trinta e dois anos de existência nunca desistiu de lutar por educação dentro de seus acampamentos e assentamentos, e muito mais que mera formalidade curricular esse movimento reivindicou um modelo de educação que contemplasse as necessidades dos trabalhadores do campo, ou seja, uma educação para os valores da cidadania e dos Direitos Humanos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (20 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Assentamentos rurais | pt_BR |
dc.subject | Trabalhadores rurais | pt_BR |
dc.title | A luta dos movimentos sociais pelo direito à educação : um estudo da trajetória da Escola Itinerante Zumbi dos Palmares em Cascavel- PR | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |