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    Educação escolar indígena e a violência de gênero sofrida por adolescentes guaranis

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    R - E - ANA CLAUDIA DE CAMARGO.pdf (313.1Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Camargo, Ana Claudia de
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O presente artigo busca refletir acerca da violação de direitos de adolescentes indígenas de gênero feminino da Aldeia Indígena Guarani do Município de Chopinzinho, PR com intuito de relacionar esta problemática com o papel desempenhado pela Educação Escolar Indígena neste processo. Neste contexto, apresentam-se algumas questões referentes à violência de gênero sofrida por mulheres indígenas, bem como o desenvolvimento da Educação Escolar nas comunidades tradicionais indígenas. Sendo assim, foram coletados dados gerais da referida aldeia, bem como dados de ocorrência de violência sofrida por adolescentes registrados no Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS, no período que compreende Janeiro de 2016 á Junho de 2016 e mediante estes dados, realizou-se um roteiro de entrevista com questões abertas e fechadas, destinado aos educadores da Escola da Aldeia estudada com finalidade de considerar a concepção que estes educadores têm sobre a ocorrência de violência de gênero no território estudado. Após coletar estes dados, e ao analisá-los foi possível elencar alguns aspectos que evidenciam como a Educação Escolar Indígena é fundamental para emancipação destas adolescentes e o rompimento de situações de violência. Diante disso, verificou-se em a ocorrência da violência de gênero indígena é complexa, repleta de especificidades, sendo um fenômeno persistente e a educação escolar indígena até o presente momento, apesar de identificar e verificar os agravos na vida destas adolescentes indígenas, ainda não se apresenta como uma política pública capaz de romper com a produção e reprodução da violência de gênero que sofrem cotidianamente as adolescentes indígenas guaranis.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53628
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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