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dc.contributor.authorGotfrid, Alexandrept_BR
dc.contributor.otherSoczek, Marcia Barbosa, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-30T12:08:37Z
dc.date.available2021-06-30T12:08:37Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53615
dc.descriptionOrientadora : Profª Marcia Soczekpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo apresenta reflexões sobre como o Projeto Político Pedagógico da escola pode proporcionar ações que visem a ruptura de práticas escolares que reforçam a condição de pobreza e a desigualdade social. Para a realização deste estudo foi analisado o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Colégio Estadual Marilze da Luz Brand, na cidade de Araucária. A metodologia utilizada na pesquisa foi a documental, o que possibilitou análise da identificação da realidade social da comunidade escolar e o estudo das ações previstas nos currículos disciplinares. A revisão bibliográfica, aqui apresentada, dá ênfase à importância do Projeto Político Pedagógico para a construção de uma escola cuja função social seja a de garantir acesso ao conhecimento para todos, destaca-se os estudos de Dermeval Saviani (1991), Libâneo ( 2008 ) e Carvalho (2008) A pesquisa documental foi iniciada com a análise dos dados do instrumento de pesquisa social realizado pela escola para a construção do seu PPP, a partir da leitura e do estudo deste documento foi possível traçar o perfil da comunidade escolar, sendo este perfil norteador de procedimentos e das ações propostas nas disciplinas e nos planos docentes. Após a realização deste estudo documental e da revisão da literatura sobre o assunto, foi possível concluir que as ações propostas no Projeto Político Pedagógico da escola são em sua maioria realizadas através de projetos em períodos definidos durante o ano letivo, sendo destacadas as disciplinas de ciências humanas, educação física e arte, que realizam um trabalho cotidiano com o objetivo da identificação das realidades sociais existentes e a implantação de práticas que visem a ruptura do reforço a condição de pobreza e da desigualdade social na escola.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (21 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.titleO Projeto Político Pedagógico (PPP) como ferramenta para a ruptura das práticas de reprodução da pobreza e da desigualdade social na escola : o Colégio Estadual Marilze da Luz Brandpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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