dc.contributor.author | Gotfrid, Alexandre | pt_BR |
dc.contributor.other | Soczek, Marcia Barbosa, 1967- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-30T12:08:37Z | |
dc.date.available | 2021-06-30T12:08:37Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53615 | |
dc.description | Orientadora : Profª Marcia Soczek | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo apresenta reflexões sobre como o Projeto Político Pedagógico da escola pode proporcionar ações que visem a ruptura de práticas escolares que reforçam a condição de pobreza e a desigualdade social. Para a realização deste estudo foi analisado o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Colégio Estadual Marilze da Luz Brand, na cidade de Araucária. A metodologia utilizada na pesquisa foi a documental, o que possibilitou análise da identificação da realidade social da comunidade escolar e o estudo das ações previstas nos currículos disciplinares. A revisão bibliográfica, aqui apresentada, dá ênfase à importância do Projeto Político Pedagógico para a construção de uma escola cuja função social seja a de garantir acesso ao conhecimento para todos, destaca-se os estudos de Dermeval Saviani (1991), Libâneo ( 2008 ) e Carvalho (2008) A pesquisa documental foi iniciada com a análise dos dados do instrumento de pesquisa social realizado pela escola para a construção do seu PPP, a partir da leitura e do estudo deste documento foi possível traçar o perfil da comunidade escolar, sendo este perfil norteador de procedimentos e das ações propostas nas disciplinas e nos planos docentes. Após a realização deste estudo documental e da revisão da literatura sobre o assunto, foi possível concluir que as ações propostas no Projeto Político Pedagógico da escola são em sua maioria realizadas através de projetos em períodos definidos durante o ano letivo, sendo destacadas as disciplinas de ciências humanas, educação física e arte, que realizam um trabalho cotidiano com o objetivo da identificação das realidades sociais existentes e a implantação de práticas que visem a ruptura do reforço a condição de pobreza e da desigualdade social na escola. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (21 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.title | O Projeto Político Pedagógico (PPP) como ferramenta para a ruptura das práticas de reprodução da pobreza e da desigualdade social na escola : o Colégio Estadual Marilze da Luz Brand | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |