dc.contributor.author | Steimbach, Alex Anderson | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, Maysa Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-02T18:04:38Z | |
dc.date.available | 2021-07-02T18:04:38Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53612 | |
dc.description | Orientadora : Prof(a). Mestra. Maysa Ferreira da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Muito se discute em torno da educação integral, tempo integral e jornada ampliada. Com intuito de atender essa demanda, o Governo Federal institui o Programa Mais Educação no ano de 2007, cuja meta é a educação integral. O objetivo deste estudo é refletir sobre as potencialidades e limites do Programa Mais Educação de um Colégio Estadual de Francisco Beltrão/PR. Nesse sentido, este trabalho fez uma revisão de cunho bibliográfico sobre o Programa Mais Educação, baseado em alguns artigos e legislações disponíveis; além de uma entrevista não formal realizou se a aplicação de sete questionários com a Equipe Pedagógica, professores e o funcionário que atuam diretamente com o programa; levantou-se do Sistema Estadual de Registro Escolar (SERE) dados das matriculas existentes no colégio que possibilitam ter uma dimensão sobre o alcance do Programa Mais Educação. Percebeu-se e concluir que, apesar das limitações impostas pela falta de formação continuada aos educadores, o atraso no repasse das verbas destinadas à contratação de monitores e aquisição dos Kits de materiais e a pouca procura por vaga por parte da comunidade escolar, o Programa está atingindo seu objetivo que é proporcionar ao colégio uma reorganização voltada à Educação Integral porque para os alunos da comunidade escolar que participam do programa, o colégio se tornou um local de oportunidade para obter, além da escolarização regular, um tempo maior para se dedicarem às atividades que fazem parte de sua realidade no dia a dia e com isso ter a oportunidade de crescer enquanto cidadão consciente de seus direitos e deveres. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (18 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.title | Potencialidades e limites do programa mais educação, em análise um colégio estadual de Francisco Beltrão/PR | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |