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dc.contributor.authorPereira, Paula da Silva Ináciopt_BR
dc.contributor.otherBarbosa, Aparecida Reispt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-06T14:43:41Z
dc.date.available2020-01-06T14:43:41Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53455
dc.descriptionOrientadora : Profº Dr. Aparecida Barbosapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo objetiva descrever uma nova configuração que o Centro Municipal de Educação Infantil "Arcelina Ana de Pina" encontrou para a rotina na Educação Infantil, apresentar a dinâmica de rodízio por espaços ambientalizados e analisar a reformulação do seu Projeto Político Pedagógico. E principalmente, apontar a autonomia adquirida no processo de construção coletiva resultando em ações e práticas muitos específicas da comunidade caiçara a qual pertence e apresentar a formação continuada em serviço como um grande alicerce no fortalecimento do grupo e encorajamento dos docentes na garantia de desenvolver um trabalho com mais qualidade para as crianças. A metodologia para a pesquisa é um estudo de caso, sendo os sujeitos: dez docentes, duas estagiárias, três funcionárias e aproximadamente trinta pais de alunos. Os instrumentos utilizados para o levantamento de dados foram os depoimentos das profissionais (áudios e escritos) e a pesquisa com os pais (Avaliação Institucional). Os resultados obtidos revelaram que num período de três anos as mudanças se deram numa perspectiva a um novo olhar e dinâmica para a Educação Infantil, respeitando a peculiaridade da criança, valorizar o espaço e o resgate da cultura caiçara. A autonomia construída coletivamente, a ousadia com o rodízio entre os espaços e a possibilidade de ouvir os seus sujeitos: profissionais, famílias e não menos as crianças, pode-se construir uma proposta que rompe com prática tradicionais e mediante os posicionamentos, resignificar suas práticas.pt_BR
dc.format.extent24 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleO projeto político pedagógico do Centro Municipal de Educação Infantil "Aecelina Ana de Pina" : as cores nos direcionampt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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