dc.contributor.author | Pereira, Paula da Silva Inácio | pt_BR |
dc.contributor.other | Barbosa, Aparecida Reis | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-06T14:43:41Z | |
dc.date.available | 2020-01-06T14:43:41Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53455 | |
dc.description | Orientadora : Profº Dr. Aparecida Barbosa | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente estudo objetiva descrever uma nova configuração que o Centro Municipal de Educação Infantil "Arcelina Ana de Pina" encontrou para a rotina na Educação Infantil, apresentar a dinâmica de rodízio por espaços ambientalizados e analisar a reformulação do seu Projeto Político Pedagógico. E principalmente, apontar a autonomia adquirida no processo de construção coletiva resultando em ações e práticas muitos específicas da comunidade caiçara a qual pertence e apresentar a formação continuada em serviço como um grande alicerce no fortalecimento do grupo e encorajamento dos docentes na garantia de desenvolver um trabalho com mais qualidade para as crianças. A metodologia para a pesquisa é um estudo de caso, sendo os sujeitos: dez docentes, duas estagiárias, três funcionárias e aproximadamente trinta pais de alunos. Os instrumentos utilizados para o levantamento de dados foram os depoimentos das profissionais (áudios e escritos) e a pesquisa com os pais (Avaliação Institucional). Os resultados obtidos revelaram que num período de três anos as mudanças se deram numa perspectiva a um novo olhar e dinâmica para a Educação Infantil, respeitando a peculiaridade da criança, valorizar o espaço e o resgate da cultura caiçara. A autonomia construída coletivamente, a ousadia com o rodízio entre os espaços e a possibilidade de ouvir os seus sujeitos: profissionais, famílias e não menos as crianças, pode-se construir uma proposta que rompe com prática tradicionais e mediante os posicionamentos, resignificar suas práticas. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | O projeto político pedagógico do Centro Municipal de Educação Infantil "Aecelina Ana de Pina" : as cores nos direcionam | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |