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    O projeto político pedagógico do Centro Municipal de Educação Infantil "Aecelina Ana de Pina" : as cores nos direcionam

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    R - E - PAULA DA SILVA INACIO PEREIRA.pdf (579.5Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Pereira, Paula da Silva Inácio
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O presente estudo objetiva descrever uma nova configuração que o Centro Municipal de Educação Infantil "Arcelina Ana de Pina" encontrou para a rotina na Educação Infantil, apresentar a dinâmica de rodízio por espaços ambientalizados e analisar a reformulação do seu Projeto Político Pedagógico. E principalmente, apontar a autonomia adquirida no processo de construção coletiva resultando em ações e práticas muitos específicas da comunidade caiçara a qual pertence e apresentar a formação continuada em serviço como um grande alicerce no fortalecimento do grupo e encorajamento dos docentes na garantia de desenvolver um trabalho com mais qualidade para as crianças. A metodologia para a pesquisa é um estudo de caso, sendo os sujeitos: dez docentes, duas estagiárias, três funcionárias e aproximadamente trinta pais de alunos. Os instrumentos utilizados para o levantamento de dados foram os depoimentos das profissionais (áudios e escritos) e a pesquisa com os pais (Avaliação Institucional). Os resultados obtidos revelaram que num período de três anos as mudanças se deram numa perspectiva a um novo olhar e dinâmica para a Educação Infantil, respeitando a peculiaridade da criança, valorizar o espaço e o resgate da cultura caiçara. A autonomia construída coletivamente, a ousadia com o rodízio entre os espaços e a possibilidade de ouvir os seus sujeitos: profissionais, famílias e não menos as crianças, pode-se construir uma proposta que rompe com prática tradicionais e mediante os posicionamentos, resignificar suas práticas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53455
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

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