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dc.contributor.advisorLima, Humberto Rodrigues dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Neuza Figueira dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-27T18:18:58Z
dc.date.available2019-11-27T18:18:58Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53446
dc.descriptionOrientador : Prof. Humberto de Limapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A avaliação é um assunto complexo e por isto está sempre presente nas discussões do coletivo escolar. Porém, é muito comum verificarmos o uso inadequado dos resultados. Há tempos percebemos um declínio no rendimento escolar dos nossos alunos e um número expressivo de aprovações pelo Conselho de Classe, situação que tem nos preocupado bastante. O Objetivo deste trabalho é verificar e analisar como os professores utilizam os resultados das avaliações no Conselho de Classe e quais as ações em sala após esses resultados. A Metodologia utilizada foi à abordagem qualitativa. Inicialmente, realizamos pesquisa bibliográfica e como instrumento de investigação, foi elaborado um questionário aplicado aos professores de uma escola localizada na região leste, periferia da cidade de Londrina-Pr, no ano de 2016. Os resultados obtidos foram que a maioria dos professores utiliza a avaliação para coletar informações sobre o aluno, cuja finalidade principal é a nota e utilizam mais de um instrumento avaliativo. Quanto ao Conselho de Classe, a maioria considera que é um momento para analisar a aprendizagem, detectar as dificuldades do grupo e definir estratégias para recuperação. Quanto às contribuições para prática pedagógica, há desconexão nas respostas e relatam que realizam a recuperação. Concluímos que a maioria dos professores ainda concebe a avaliação e Conselho de Classe de forma equivocada. Utilizam a avaliação apenas para analisar o desenvolvimento do aluno, sendo a nota um dos principais objetivos. No entanto, refletir e discutir sobre a avaliação, nos possibilitou entendê-la como um processo formativo e contínuo, em que se avalia o desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Ao professor, possibilitou realizar uma auto-avaliação sobre a sua prática pedagógica, bem como para propor ações pedagógicas que viabilizem o comprometimento e participação de todos envolvidos no processo, visando a qualidade no ensino.pt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectConselhos de educaçãopt_BR
dc.titleAvaliação e conselho de classe : como são utilizados os resultadospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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