• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Avaliação e conselho de classe : como são utilizados os resultados

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - NEUZA FIGUEIRA DA SILVA.pdf (799.7Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Silva, Neuza Figueira da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A avaliação é um assunto complexo e por isto está sempre presente nas discussões do coletivo escolar. Porém, é muito comum verificarmos o uso inadequado dos resultados. Há tempos percebemos um declínio no rendimento escolar dos nossos alunos e um número expressivo de aprovações pelo Conselho de Classe, situação que tem nos preocupado bastante. O Objetivo deste trabalho é verificar e analisar como os professores utilizam os resultados das avaliações no Conselho de Classe e quais as ações em sala após esses resultados. A Metodologia utilizada foi à abordagem qualitativa. Inicialmente, realizamos pesquisa bibliográfica e como instrumento de investigação, foi elaborado um questionário aplicado aos professores de uma escola localizada na região leste, periferia da cidade de Londrina-Pr, no ano de 2016. Os resultados obtidos foram que a maioria dos professores utiliza a avaliação para coletar informações sobre o aluno, cuja finalidade principal é a nota e utilizam mais de um instrumento avaliativo. Quanto ao Conselho de Classe, a maioria considera que é um momento para analisar a aprendizagem, detectar as dificuldades do grupo e definir estratégias para recuperação. Quanto às contribuições para prática pedagógica, há desconexão nas respostas e relatam que realizam a recuperação. Concluímos que a maioria dos professores ainda concebe a avaliação e Conselho de Classe de forma equivocada. Utilizam a avaliação apenas para analisar o desenvolvimento do aluno, sendo a nota um dos principais objetivos. No entanto, refletir e discutir sobre a avaliação, nos possibilitou entendê-la como um processo formativo e contínuo, em que se avalia o desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Ao professor, possibilitou realizar uma auto-avaliação sobre a sua prática pedagógica, bem como para propor ações pedagógicas que viabilizem o comprometimento e participação de todos envolvidos no processo, visando a qualidade no ensino.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53446
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV