| dc.contributor.advisor | Pinheiro, Dalessandro de Oliveira | pt_BR |
| dc.contributor.author | Silva, Marizete Tavares Nascimento da | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2019-12-03T14:54:12Z | |
| dc.date.available | 2019-12-03T14:54:12Z | |
| dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53371 | |
| dc.description | Orientador : Prof. Dr. Dalessandro de Oliveira Pinheiro | pt_BR |
| dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo : O estudo que aqui se delineia tem como ponto fundamental a análise da avaliação institucional mediante a sua interferência na relação professor-aluno. Essa temática se deu em torno das seguintes questões: Como são pensadas as propostas de avaliação no sentido de construir uma aprendizagem significativa? E como esse processo contribui com a avaliação institucional? A presente pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica na qual o referencial teórico utilizado teve como fundamentação os estudos acerca da avaliação da aprendizagem, do planejamento educacional e da avaliação institucional. Assim, destacam-se os estudos de Luckesi (2005), Libâneo (1994), Casali (2007) Vasconcellos (2000), dentre outros.. Para a construção desse trabalho foram utilizados diferentes textos, de diversos autores que tratam dos assuntos acima citados, sendo assim, espera-se que após a conclusão do presente estudo, possa-se esclarecer que a implantação do processo da avaliação institucional nas escolas da Educação Básica no Brasil, vai muito além da aferição de escores positivos ou negativos. Haja vista que, este processo interfere de forma direta na ação dialética do processo de ensino-aprendizagem e o resultado das avaliações externas no contexto escolar e fora dele. | pt_BR |
| dc.format.extent | 22 p. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
| dc.subject | Professor e alunos | pt_BR |
| dc.title | Avaliação institucional interna : uma prática necessária, nas escolas brasileiras, em especial no município de Cascavel, visando à melhoria da qualidade da educação brasileira | pt_BR |
| dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |