• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Avaliação institucional interna : uma prática necessária, nas escolas brasileiras, em especial no município de Cascavel, visando à melhoria da qualidade da educação brasileira

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - MARIZETE TAVARES NASCIMENTO DA SILVA.pdf (241.2Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Silva, Marizete Tavares Nascimento da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O estudo que aqui se delineia tem como ponto fundamental a análise da avaliação institucional mediante a sua interferência na relação professor-aluno. Essa temática se deu em torno das seguintes questões: Como são pensadas as propostas de avaliação no sentido de construir uma aprendizagem significativa? E como esse processo contribui com a avaliação institucional? A presente pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica na qual o referencial teórico utilizado teve como fundamentação os estudos acerca da avaliação da aprendizagem, do planejamento educacional e da avaliação institucional. Assim, destacam-se os estudos de Luckesi (2005), Libâneo (1994), Casali (2007) Vasconcellos (2000), dentre outros.. Para a construção desse trabalho foram utilizados diferentes textos, de diversos autores que tratam dos assuntos acima citados, sendo assim, espera-se que após a conclusão do presente estudo, possa-se esclarecer que a implantação do processo da avaliação institucional nas escolas da Educação Básica no Brasil, vai muito além da aferição de escores positivos ou negativos. Haja vista que, este processo interfere de forma direta na ação dialética do processo de ensino-aprendizagem e o resultado das avaliações externas no contexto escolar e fora dele.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53371
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV