Educação de Jovens e Adultos (EJA) : um olhar pedagógico sobre a metodologia da aprendizagem
Resumo
Resumo : Este artigo busca discorrer sobre metodologias de aprendizagem para
trabalhar com a modalidade de ensino de jovens e adultos (EJA) que está se
fortalecendo atualmente no Brasil. Busca também compreender aspectos que levam
a altos índices de desistência e abandono. Apresenta a problemática que justifica o
estudo, que é de perceber que nem todos os professores de EJA estão preparados
para desenvolver a prática metodológica que leve realmente os alunos a aprender e
procurar contribuir apresentando conteúdo que possam ajudar o educador a utilizar
metodologia que facilite a aprendizagem. Portanto objetiva-se refletir sobre a
metodologia de ensino, identificar os eixos articuladores das Diretrizes Curriculares,
destacando a orientação metodológica para o trabalho do professor, discutindo
ainda as implicações na aprendizagem tais como perfil e legado cultural dos alunos,
as práticas pedagógicas, conteúdos e avaliação que garantam a apropriação do
conhecimento pelos discentes da rede pública. A metodologia utilizada, pesquisa
bibliográfica, visa uma aproximação com o tema que vincula formação e prática
docente na Educação de Jovens e Adultos.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]