Motivações para o consumo : preferências individuais e influências sociais
Resumo
Resumo : Uma teoria do consumo econômica pode ser construída de uma maneira promissora através da confluência de debates advindos de uma ampla gama de ciências, como a psicologia, a antropologia e a sociologia. O presente trabalho tem o objetivo de enriquecer o estudo comportamental do consumo, com uma análise quanto aos mecanismos de influência social e de preferências pessoais nas escolhas. As leituras de Mary Douglas e Baron Isherwood (1979) de "O Mundo dos Bens" e de Gilles Lipovetsky (1987) de "Império do Efêmero" serão os destaques do trabalho, servindo como guias no decorrer desse estudo. Algumas revisões serão feitas às teorias econômicas do comportamento do consumidor, assim como diversos conceitos - como o de racionalidade e o de bens posicionais e pensamento heurístico - serão repensados e incorporados na discussão. Além disso, o sistema da moda terá um papel de apoio ilustrativo nessa discussão, principalmente em relação às influencias da escolha individual.
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- Ciências Econômicas [2145]