dc.contributor.author | Jesus, Marcia Alessio de | pt_BR |
dc.contributor.other | Ferreira, Adriane Carneiro | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-04T12:18:24Z | |
dc.date.available | 2019-12-04T12:18:24Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53352 | |
dc.description | Orientadora : Profª Mestra Adriane Carneiro Ferreira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo tem por objetivo refletir sobre a forma com esta sendo conduzido o conselho de classe em uma escola pública no Paraná, verificando qual a concepção que os docentes pesquisados possuem sobre a temática. Visa analisar se estas reuniões tem desempenhado sua real função ou tornaram-se meramente burocráticas. Para tanto, a pesquisa teve como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, que consistiu no estudo de autores que escreveram e/ou desenvolveram pesquisas acerca da temática em estudo, e a de campo que foi desenvolvida em duas etapas: a primeira, através da observação de oito conselhos de classe em uma escola estadual do município de Quedas do Iguaçu - Paraná, e também a coleta de dados através de um questionário direcionado a vinte professores, da referida escola, sendo quinze respondidos. O conselho de classe é o colegiado que possibilita a democratização das relações na escola permitindo a reflexão e discussão da prática pedagógica e de avaliação coletiva, no entanto não é desta forma que a mesma ocorre apesar dos docentes pesquisados entenderem a importância do mesmo. A pesquisa traz uma reflexão acerca da necessidade de se repensar sobre a postura docente, historicamente construída, no que concerne a avaliação e sua relação com a aprendizagem visando avanço educacional equitativo. | pt_BR |
dc.format.extent | 21 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Conselhos de educação | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.title | Conselho de classe : apontamentos sobre uma escola pública paranaense | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |