Mostrar registro simples

dc.contributor.authorJesus, Marcia Alessio dept_BR
dc.contributor.otherFerreira, Adriane Carneiropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-04T12:18:24Z
dc.date.available2019-12-04T12:18:24Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53352
dc.descriptionOrientadora : Profª Mestra Adriane Carneiro Ferreirapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo tem por objetivo refletir sobre a forma com esta sendo conduzido o conselho de classe em uma escola pública no Paraná, verificando qual a concepção que os docentes pesquisados possuem sobre a temática. Visa analisar se estas reuniões tem desempenhado sua real função ou tornaram-se meramente burocráticas. Para tanto, a pesquisa teve como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, que consistiu no estudo de autores que escreveram e/ou desenvolveram pesquisas acerca da temática em estudo, e a de campo que foi desenvolvida em duas etapas: a primeira, através da observação de oito conselhos de classe em uma escola estadual do município de Quedas do Iguaçu - Paraná, e também a coleta de dados através de um questionário direcionado a vinte professores, da referida escola, sendo quinze respondidos. O conselho de classe é o colegiado que possibilita a democratização das relações na escola permitindo a reflexão e discussão da prática pedagógica e de avaliação coletiva, no entanto não é desta forma que a mesma ocorre apesar dos docentes pesquisados entenderem a importância do mesmo. A pesquisa traz uma reflexão acerca da necessidade de se repensar sobre a postura docente, historicamente construída, no que concerne a avaliação e sua relação com a aprendizagem visando avanço educacional equitativo.pt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectConselhos de educaçãopt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.titleConselho de classe : apontamentos sobre uma escola pública paranaensept_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples