dc.contributor.advisor | Lima, Humberto Rodrigues de | pt_BR |
dc.contributor.author | Costa, Leticia de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-04T12:13:36Z | |
dc.date.available | 2019-12-04T12:13:36Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53331 | |
dc.description | Orientador : Humberto Rodrigues de Lima | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta pesquisa foi desenvolvida para aprofundar conhecimentos acerca do que constitui o papel do Conselho de Classe, enfatizando suas características na gestão da escola e a concepção de professores em relação ao mesmo. Dessa forma, o objetivo geral foi de compreender as características do Conselho de Classe enquanto instância colegiada presente na organização da escola. Tendo por objetivos específicos: contextualizar como foram instituídos os Conselhos de Classe no interior das escolas brasileiras; Discutir o que é o Conselho de Classe e suas características a partir de teóricos da área e da concepção de professores de uma escola da rede estadual de ensino do Paraná. Como base teórica fundamenta-se nas pesquisas desenvolvidas por Dalben (2006) e Rocha (1984), além de outros autores que pesquisam sobre esta temática. Em relação à metodologia aplicada, o estudo envolveu o levantamento bibliográfico e posteriormente foram realizadas entrevistas com docentes de uma escola pública da cidade de Apucarana, Paraná, além de leituras das obras selecionadas, observações e conversas informais no campo de pesquisa. Os resultados da pesquisa demonstraram que há discrepâncias em relação a como vem sendo realizados de como deveria ser a finalidade desta instância e a necessidade de se obter maiores esclarecimentos, pelos envolvidos com o processo educativo, sobre as características e sua importância na organização e funcionamento da escola | pt_BR |
dc.format.extent | 26 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Conselhos de educação | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.title | Conselho de classe : características e concepções docentes | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |