Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBatista, Clarice Martins de Souzapt_BR
dc.contributor.authorLara, Jussara Zappe dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-19T19:57:27Z
dc.date.available2019-11-19T19:57:27Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53323
dc.descriptionOrientadora : Profª Ma Clarice Martins de Souza Batistapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo tem como objetivo conhecer como ocorre o trabalho com o lúdico e o brincar nas turmas de Jardim II de um CMEI localizado em um município paranaense, destacando a importância do brincar da criança na educação infantil, enfocando a importância do brincar infantil no processo de desenvolvimento do ser humano, conhecer o significado do brincar na infância e a sua contribuição para o desenvolvimento no ensino e a aprendizagem na educação infantil, descobrindo através da brincadeira que as atividades lúdicas proporcionam momentos de prazer para as aprendizagens de grandes habilidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. A coleta de dados seguiu o seguinte processo: o primeiro passo para averiguação do trabalho lúdico do professor foi a observação do plano de aula dos anos de 2014 e 2015, na sequência realizamos as observações de sua prática pedagógica com acompanhamento de planos de aula do ano de 2016 e após as constatações elaboramos um questionário para coleta de dados qualitativos em relação à sua prática pedagógica referente ao tema proposto e sua formação profissional, como introduz o brincar no planejamento diário para cumprir as finalidades pedagógicas. Realizamos estudos bibliográficos fundamentados no tema. Chega-se à conclusão, portanto, que o professor realiza trabalho com uso do lúdico, porém não ocorre conforme orientação da Proposta Pedagógica do Município e Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil que demonstram ser necessário, para a idade de educação infantil.pt_BR
dc.format.extent37 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.titleA importâcia do lúdico e do brincar na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples