| dc.contributor.advisor | Batista, Clarice Martins de Souza | pt_BR |
| dc.contributor.author | Lara, Jussara Zappe de | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2019-11-19T19:57:27Z | |
| dc.date.available | 2019-11-19T19:57:27Z | |
| dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53323 | |
| dc.description | Orientadora : Profª Ma Clarice Martins de Souza Batista | pt_BR |
| dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo : Este artigo tem como objetivo conhecer como ocorre o trabalho com o lúdico e o brincar nas turmas de Jardim II de um CMEI localizado em um município paranaense, destacando a importância do brincar da criança na educação infantil, enfocando a importância do brincar infantil no processo de desenvolvimento do ser humano, conhecer o significado do brincar na infância e a sua contribuição para o desenvolvimento no ensino e a aprendizagem na educação infantil, descobrindo através da brincadeira que as atividades lúdicas proporcionam momentos de prazer para as aprendizagens de grandes habilidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. A coleta de dados seguiu o seguinte processo: o primeiro passo para averiguação do trabalho lúdico do professor foi a observação do plano de aula dos anos de 2014 e 2015, na sequência realizamos as observações de sua prática pedagógica com acompanhamento de planos de aula do ano de 2016 e após as constatações elaboramos um questionário para coleta de dados qualitativos em relação à sua prática pedagógica referente ao tema proposto e sua formação profissional, como introduz o brincar no planejamento diário para cumprir as finalidades pedagógicas. Realizamos estudos bibliográficos fundamentados no tema. Chega-se à conclusão, portanto, que o professor realiza trabalho com uso do lúdico, porém não ocorre conforme orientação da Proposta Pedagógica do Município e Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil que demonstram ser necessário, para a idade de educação infantil. | pt_BR |
| dc.format.extent | 37 p. : il. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
| dc.title | A importâcia do lúdico e do brincar na educação infantil | pt_BR |
| dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |