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dc.contributor.authorPereira, Hissae Janicept_BR
dc.contributor.otherCorrêa, Vanisse Simone Alvespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-04T19:46:02Z
dc.date.available2019-12-04T19:46:02Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53305
dc.descriptionOrientadora : Professora Doutora Vanisse Simone Alves Correapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Com o reconhecimento de uma sociedade cada vez mais tecnológica, que passa por intensas alterações na valorização da informação e compreendendo que a educação está ligada à essa evolução da sociedade, faz-se necessário analisar a postura da escola e a atuação dos docentes em relação aos componentes tecnológicos, bem como perceber a necessidade de inclusão de novas habilidades e competências para trabalhar com as tecnologias digitais inseridas no ambiente escolar. Pergunta-se então: De que forma os docentes vem utilizando as tecnologias digitais nas escolas? Os professores recebem cursos de formação continuada para trabalharem com as tecnologias digitais em sala de aula? Há resistência por parte dos professores em relação ao uso das tecnologias digitais na sala de aula? Procurando responder a tais questionamentos, debate-se neste trabalho a atuação do professor diante das tecnologias digitais existentes no âmbito escolar, apresentando problemáticas e apontando questões que ofereçam suportes para que a escola e o professor dirijam sua prática utilizando-se dos recursos didáticos tecnológicos. O campo empírico do estudo configura-se como uma escola integral de pequeno porte no Município de Paranaguá. O trabalho iniciou-se com uma revisão de literatura e também se apoiou em um questionário ofertado aos docentes. O suporte teórico fundamentou-se principalmente em Almeida (2000), Behrens (2005) e Kramer (2007). Constatou-se que as tecnologias digitais estão sendo "mau" utilizadas nos nestas escolas não somente pela resistência de alguns professores, mas também, por falta de capacitação e receio do novo. Além disso, percebeu-se que o laboratório de informática raramente era utilizado pelos professores como ferramenta de ensino, ou quando se planejava alguma atividade que envolvia recursos tecnológicos, os docentes apresentavam grandes dificuldades ao conduzir sua prática educativa mediada por estes recursos.pt_BR
dc.format.extent28 p. : grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleDificuldades docentes na utilização das tecnologias digitais na escola pública do ensino fundamental do município de Paranaguápt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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