Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNogueira, Gilmara de Camargopt_BR
dc.contributor.otherBatista, Clarice Martins de Souzapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-06T14:49:34Z
dc.date.available2019-12-06T14:49:34Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53281
dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Mª. Clarice Martins de Souza Batistapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo tem como objetivo analisar os fatores que provocam, maximizam ou minimizam situações de indisciplina em sala de aula. Compreender a partir do ponto de vista das Pedagogas, que atendem o turno matutino, de professores(as) e alunos(as) do oitavo ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Professor José Esperança2, em Curitiba como e porque a indisciplina se manifesta no ambiente escolar. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2016, através de pesquisa de campo, utilizando questionários com perguntas abertas e fechadas, em duas turmas de oitavo ano no período matutino, totalizando 53 (cinquenta e três) alunos(as) participantes, 04 (quatro) professores(as) e 02 (duas) pedagogas, tendo como objetivo principal verificar quais os fatores que os mesmos consideram que interferem para que ocorra a indisciplina em sala de aula. Inicialmente realizamos uma pesquisa bibliográfica com buscas sobre a temática em sites voltados a discutir a educação e em livros de autores que tratam do tema, como Aquino, Amado, Garcia Oliveira e Vasconcelos. As indagações foram realizadas considerando a tríade, professores, alunos e pedagogas buscando o entendimento se há interferência de fatores intra e extraescolares, uma análise sobre seu próprio comportamento, considerando se o mesmo interfere na aprendizagem, se o comportamento dos alunos altera em função do método de trabalho que o professor utiliza e por fim sugerir como amenizar tais condições. Os principais resultados obtidos na pesquisa são de que os alunos se percebem em condições de disciplinados e também de indisciplinados, entendendo que isto pode interferir em seu rendimento. Colocam que se sentem motivados, mais interessados e compreendem melhor os conteúdos disciplinares, quando são utilizadas metodologias diferenciadas, que é um fator positivo para a disciplina em sala de aula, pois os alunos ficam mais concentrados, bem como o bom relacionamento com os docentes facilitam a rotina do dia a dia.pt_BR
dc.format.extent29 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.titleFatores motivacionais da indisciplina na visão de alunos (as), professores (as) e pedagogaspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples