Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTiecher, Adilson Luizpt_BR
dc.contributor.authorSuzin, Francieli Heinpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-06T13:44:12Z
dc.date.available2020-01-06T13:44:12Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53275
dc.descriptionOrientador : Professor Me. Adilson Luiz Tiecherpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esse artigo tem por objetivo traçar o perfil dos/as coordenadores/as pedagógicos/as que atuam nas Escolas Municipais de Toledo/Pr, no ano de 2016, para melhor conhecê-los/as, idealizando o aprimoramento da formação continuada, bem como, os encaminhamentos de estudo para esse grupo de professores em específico, que exerce a referida função, assim como efetivar essa área de atuação. Importante ressaltar que, de acordo com a legislação municipal, o ingresso na carreira do magistério, se dá pelo cargo de professor/a, sendo esse/a eleito/a dentro da sua instituição escolar de exercício da coordenação. Como encaminhamento metodológico, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de autores que abordam a temática e aplicado um questionário para coleta de dados juntos aos profissionais que atuam como coordenadores/as pedagógicos/as. A partir dos dados e, das leituras das respostas apresentadas pelos/as coordenadores/as pedagógicos/as, podemos perceber que a maioria deles/as consegue estabelecer boa distribuição de tempo às atividades inerentes ao cargo de coordenação pedagógica, sendo possível afirmar que eles/as possuem conhecimentos consideráveis para adequada distribuição de suas interferências pedagógicas dentro do ambiente escolar. Cabe ainda destacar que, os/as coordenadores/as pedagógicos/as, possuem variadas estratégia para se manterem atualizados/as nos assuntos congêneres a sua função, assim como, a maioria deles/as consegue efetivar as funções formativa, articuladora e transformadora, no seu ambiente escolar, com os/as professores/as que eles/as dividem o espaço escolar, entretanto, reconhecem as fragilidades de sua formação enfatizando a necessidade de permanente atualização e estudos para o bom desempenho de sua função no interior da escola.pt_BR
dc.format.extent20 p : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectOrientadores educacionaispt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.titleO perfil do coordenador pedagógico das escolas municipais de Toledo/PRpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples