• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O perfil do coordenador pedagógico das escolas municipais de Toledo/PR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - FRANCIELI HEIN SUZIN.pdf (323.1Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Suzin, Francieli Hein
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esse artigo tem por objetivo traçar o perfil dos/as coordenadores/as pedagógicos/as que atuam nas Escolas Municipais de Toledo/Pr, no ano de 2016, para melhor conhecê-los/as, idealizando o aprimoramento da formação continuada, bem como, os encaminhamentos de estudo para esse grupo de professores em específico, que exerce a referida função, assim como efetivar essa área de atuação. Importante ressaltar que, de acordo com a legislação municipal, o ingresso na carreira do magistério, se dá pelo cargo de professor/a, sendo esse/a eleito/a dentro da sua instituição escolar de exercício da coordenação. Como encaminhamento metodológico, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de autores que abordam a temática e aplicado um questionário para coleta de dados juntos aos profissionais que atuam como coordenadores/as pedagógicos/as. A partir dos dados e, das leituras das respostas apresentadas pelos/as coordenadores/as pedagógicos/as, podemos perceber que a maioria deles/as consegue estabelecer boa distribuição de tempo às atividades inerentes ao cargo de coordenação pedagógica, sendo possível afirmar que eles/as possuem conhecimentos consideráveis para adequada distribuição de suas interferências pedagógicas dentro do ambiente escolar. Cabe ainda destacar que, os/as coordenadores/as pedagógicos/as, possuem variadas estratégia para se manterem atualizados/as nos assuntos congêneres a sua função, assim como, a maioria deles/as consegue efetivar as funções formativa, articuladora e transformadora, no seu ambiente escolar, com os/as professores/as que eles/as dividem o espaço escolar, entretanto, reconhecem as fragilidades de sua formação enfatizando a necessidade de permanente atualização e estudos para o bom desempenho de sua função no interior da escola.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53275
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV