O papel do coordenador pedagógico na gestão da indisciplina em sala de aula
Resumo
Resumo : O presente artigo destaca o papel do coordenador pedagógico na gestão da
indisciplina em sala de aula. O foco é a relação que estabelece com o docente em
um trabalho conjunto em torno deste fator que tanto afeta o processo de ensino e a
aprendizagem do educando. Justifica-se essa abordagem em decorrência da
indisciplina ser um grave problema nas escolas, e que demanda uma gestão
adequada, ou seja, que considere aspectos como a autonomia e participação do
aluno para que a intervenção efetivada tenha um cunho pedagógico e auxilie-o a
rever sua postura, evitando prejuízos ao seu aprendizado como também na sua
relação com o professor em sala de aula. A metodologia selecionada foi à revisão da
literatura. Ao término do artigo é possível realçar que o papel do coordenador
pedagógico é significativo, com condições de estabelecer uma gestão conjunta com
o professor, visando instituir uma intervenção interdisciplinar, que possa atenuar os
problemas indisciplinares sem recorrer aos métodos não pedagógicos, além de
possibilitar a participação do educando no processo de ensino, que é um fator
relevante para sua aprendizagem.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]