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dc.contributor.advisorLima, Humberto Rodrigues dept_BR
dc.contributor.authorBecher, Elizetept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-03T14:50:20Z
dc.date.available2019-12-03T14:50:20Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53240
dc.descriptionOrientador : Prof. Mestre Humberto Rodrigues de Limapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Discutir questões referentes à avaliação da instituição escolar pública em suas múltiplas dimensões na perspectiva da gestão democrática significa abordar as razões de ordem sociais e político-administrativas capazes de justificar a importância da escola proceder à sua autoavaliação. O texto aqui apresentado analisa elementos conceituais e procura contribuir para explicitar a importância da avaliação institucional e seu papel no desenvolvimento institucional da escola e na gestão democrática amparada por processos de mediação pedagógica pensados coletivamente. A contemporaneidade, permeada por rápidas e evidentes mudanças nas áreas científica, tecnológica, social, político-econômica e cultural, tem influenciado a organização social como um todo e os processos educacionais sofrem com o reflexo concreto das transformações havidas na sociedade. Nesse sentido, além de socializar subsídios teóricos sobre a avaliação da instituição escolar, considero relevante efetuar a proposição de discussões a respeito da operacionalização, ou seja, da utilização dos resultados obtidos no decorrer do processo de avaliação institucional e autoavaliação, para a elaboração do plano de ação da escola, visando a melhoria do processo educativo e a apropriação dos conhecimentos, ancorada na participação democrática e colaborativa dos protagonistas da instituição e no resgate da função social da escola.pt_BR
dc.format.extent18 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.titleAvaliação institucional da escola públicapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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