| dc.contributor.advisor | Lima, Humberto Rodrigues de | pt_BR |
| dc.contributor.author | Becher, Elizete | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2019-12-03T14:50:20Z | |
| dc.date.available | 2019-12-03T14:50:20Z | |
| dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53240 | |
| dc.description | Orientador : Prof. Mestre Humberto Rodrigues de Lima | pt_BR |
| dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo : Discutir questões referentes à avaliação da instituição escolar pública em suas múltiplas dimensões na perspectiva da gestão democrática significa abordar as razões de ordem sociais e político-administrativas capazes de justificar a importância da escola proceder à sua autoavaliação. O texto aqui apresentado analisa elementos conceituais e procura contribuir para explicitar a importância da avaliação institucional e seu papel no desenvolvimento institucional da escola e na gestão democrática amparada por processos de mediação pedagógica pensados coletivamente. A contemporaneidade, permeada por rápidas e evidentes mudanças nas áreas científica, tecnológica, social, político-econômica e cultural, tem influenciado a organização social como um todo e os processos educacionais sofrem com o reflexo concreto das transformações havidas na sociedade. Nesse sentido, além de socializar subsídios teóricos sobre a avaliação da instituição escolar, considero relevante efetuar a proposição de discussões a respeito da operacionalização, ou seja, da utilização dos resultados obtidos no decorrer do processo de avaliação institucional e autoavaliação, para a elaboração do plano de ação da escola, visando a melhoria do processo educativo e a apropriação dos conhecimentos, ancorada na participação democrática e colaborativa dos protagonistas da instituição e no resgate da função social da escola. | pt_BR |
| dc.format.extent | 18 p. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
| dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
| dc.title | Avaliação institucional da escola pública | pt_BR |
| dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |