A implantação do programa de aceleração da aprendizagem no estado do Paraná
Resumo
Resumo : O presente artigo é resultado final de estudo desenvolvido no curso de Pós Graduação nível de Especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Paraná, com a finalidade de conhecer e analisar a implantação e implementação do Programa de Aceleração da Aprendizagem (PAE) pela Secretaria Estadual de Educação nas escolas públicas do Estado do Paraná. Para estudo do problema, elegeu-se como metodologia um levantamento bibliográfico em documentos legais e oficiais onde foi possível conhecer a implantação e a organização das classes de Aceleração nas escolas paranaense. As classes de Aceleração surgiram com o objetivo de acabar com a repetência e evasão escolar, assim, com este programa foi possível acelerar a educação de alunos multirepetentes. No estado do Paraná, o Programa de surgiu primeiramente como nome de Projeto Adequação Idade Série- Correção de Fluxo e foi desenvolvido de 1997 a 2002. Após estudos foi possível perceber resultado e observações sobre a gestão da implementação de políticas públicas e lições preliminares aprendidas.
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- Coordenação Pedagógica [455]